Hoje é o Dia Mundial dos Povos Indígenas, data que - como tantas outras - passa em branco em Portugal.
Povos perseguidos, com os seus territórios reduzidos a quase nada, com o seu modo de vida irremediavelmente alterado pelo curso de uma selvagem evolução... tudo isso os coloca à beira da extinção e do esquecimento.
Portugal - como sempre - ignora, até porque se esquece que também no nosso país um desses povos se encontra ameaçado. Perguntam-se vocês... serão os alentejanos, os mirandeses, os saloios? Não!!! Todos esses povos, apesar dos atentados sofridos, têm conseguido manter os seus números e, dessa forma, alguma da sua identidade...
De quem falo, nem mais nem menos, é dos Joões Rodrigues. Povo alegre, que tanta diversão nos traz. Povo amigo, sobretudo da gastronomia nacional. Povo desprendido, que é capaz de gastar o que tem em pequenas quinquilharias só pelo gozo que lhe dá.
Até há pouco, este povo estava à beira da extinção, mas adicionou um novo membro à sua prole. O Estado Português apoiou? O Estado Português criou condições para que tal acontecesse? O Estado Português avançou com medidas concretas que permitam a continuação da perpetuação da espécie? NÃO!!
Felizmente, na reserva natural que vai de Oeiras a Telheiras, em meio selvagem mas com recurso a uma equipa de especialistas não subsidiados, este povo subsiste e dará ainda muito que falar, resistindo ainda e sempre às adversidades do mundo moderno.
Não é dos mais bonitos, mas é nosso!!! Obrigado por existirem.
Ao Estado Português deixo o alerta e termino dizendo... Não há Direito!!!!
P.S. Já agora fica a nota... é mesmo o Dia Mundial dos Povos Indígenas. A ameaça é real e quem dera a todos terem a rede de apoio que os Joões Rodrigues têm...
